iptv e p2p diferença
iptv e p2p diferença
Você já ouviu falar em IPTV e P2P, mas sabe qual a diferença entre eles? Se você está curioso para entender melhor essas tecnologias de transmissão de conteúdo, continue lendo este post! Vamos te explicar de forma simples e descomplicada as principais diferenças entre IPTV e P2P. Vamos lá!
IPTV e P2P são dois termos que muita gente confunde, afinal, ambos envolvem a transmissão de conteúdo pela internet. Mas calma lá, minha gente, essas duas coisas são tão diferentes quanto dia e noite! Vamos destrinchar essas diferenças aqui para você não fazer feio quando o assunto surgir numa conversa de bar.
Primeiramente, o IPTV (Internet Protocol Television) é como ter uma televisão pela internet, sabe? Você acessa os canais de TV através de uma conexão de internet específica para isso. Já o P2P (Peer-to-Peer) é uma tecnologia que permite a troca de arquivos entre usuários, como torrents, por exemplo. Ou seja, enquanto o IPTV te dá acesso a canais de TV em tempo real, o P2P é mais para baixar aquele filme que você perdeu no cinema.
Além disso, o IPTV é legalizado e geralmente oferecido por empresas que têm os direitos de transmissão dos conteúdos exibidos. Já o P2P é aquela coisa meio na ilegalidade, já que muitas vezes envolve o compartilhamento de arquivos protegidos por direitos autorais. Ou seja, se você quer assistir o jogo do seu time sem dor de cabeça, melhor optar pelo IPTV, viu?!
Outra diferença é que no IPTV a transmissão é feita de forma unidirecional, do provedor para o cliente, enquanto no P2P a comunicação é bidirecional, acontece entre os próprios usuários que estão compartilhando arquivos. Por isso, se você estiver baixando um filme no P2P, pode ser que esteja compartilhando também com outras pessoas sem nem perceber. É a famosa solidariedade da internet, né?
Por fim, vale destacar que o IPTV costuma oferecer uma qualidade de imagem e som superior ao P2P, já que a transmissão é mais direta e controlada. Na hora de assistir aquele jogo importante, não tem erro: melhor confiar no IPTV para não correr o risco de dar tilt na hora H. Então, já sabe, né? IPTV para ver sua novela favorita e P2P para aquela maratona de séries underground que ninguém conhece.